Friday, October 13, 2006

REFORMADORES INGLESES


OS MÁRTIRES REFORMADORES

JOHN HOOPER

Bispo e Mártir9 de fevereiro de 15553. JOHN HOOPER, Bispo e MártirJohn Hooper, nasceu Somerset,em fins do século XV. Abraçou os princípios da Reforma e, para escapar à perseguição,refugiou-se no continente europeu,1539. Regressou a Londres 1549, sendo nomeado,no ano seguinte, Bispo deWorcester e Gloucester. Após a ascensão de Maria Tudor,1553, tornou-se uma das principais vítimas protestantes ao ser queimado vivo num pelourinho próximo à sua própria catedral. Morreu no dia 9 de fevereiro de 1555, como um dos grandes baluartes da fé reformada inglesa em Gloucester, Inglaterra.

HUGH LATIMER

Bispo e Mártir16 de outubro de 15551. HUGH LATIMER, Bispo e MártirHugh Latimer nasceu em Themaston, Leicestershire.”Papista” convertido ao protestantismo aos 30 anos,tornou-se um dos doze pregadores licenciados (licenced preachers) de Cambridge.Acusado de heresia,foi obrigado a assinar sem crer os artigos de fé.Resignou à Diocese em 1539.Foi prisioneiro até a morte de Henrique VIII (1547). Readquiriu o favor sob o reinado de Edward VI, mas foi novamente preso e processado por ordem da Rainha Maria. Condenado por heresia foi queimado vivo no dia 16 de outubro de 1555. Naquele triste momento Látmer disse para seu companheiro: “Fique bem confortado,Mestre Ridley,e seja homem.Nós vamos neste dia acender tal vela pela graça de Deus na Inglaterra que eu creio nunca será apagada” . Considerado mártir da Reforma da Inglaterra. Seus sermões foram publicados em 1635.NICHOLAS RIDLEY, Bispo e Mártir16 de outubro de 15552.

NICHOLAS RIDLEY

Bispo e MártirNicholas Ridley, nasceu em Northumberland.Capelão de Thomás Cranmer,Arcebispo de Canterbury,colaborou com este na redação dos Trinta e nove Artigos de Religião, que se tornaram o fundamento da Igreja Anglicana e do anglicanismo mundial,inclusive da Igreja Episcopal Reformada,bem como no preparo do livro inglês de Oração Comum. Foi anda capelão de Henrique VII e Cônego de Worchester,tornou-se Bispo de Rochester,1547, e de Londres,1550. Acusado de introduzir o protestantismo na Universidade de Cambridge,1547. Propagou os princípios da reforma.Foi preso após a ascensão de Maria Tudor (a saguinária) ao trono,1533 Dois anos mais tarde, foi declarado herege e queimado vivo com Hugh Látimer.

THOMAS CRANMER

Bispo e Mártir 21 de março de 1556 THOMAS CRANMER, Bispo e Mártir Primeiro Arcebispo Protestante de Canterbury nascido em Aslacton, Nottinghamshire, Inglaterra, tido como o fundador intelectual e espiritual da Igreja Anglicana. Depois de estudar no Jesus College, em Cambridge, casou-se, mas logo enviuvou e, então, entrou para a igreja e dedicou-se ao estudo, tornando-se um notável participante dos debates suscitados pela Reforma Luterana. Foi enviado à Alemanha como embaixador na corte de Carlos V (1532), e lá conheceu Margaret Osiander, com quem se casou, apesar das ordens sacerdotais. Tornou-se arcebispo de Canterbury (1533) e em cooperação com Oliver Cromwell, promoveu a publicação de uma Bíblia em inglês. Com a ascensão de Eduardo VI (1547), empenhou-se em reformar completamente a Igreja da Inglaterra, Organizou a liturgia anglicana publicando o LIVRO DE ORAÇÃO COMUM, em 1549, e revisando-o em 1552. Liturgia esta, adotada no Brasil pela Igreja Anglicana Reformada.A rainha católica Maria I, mais conhecida como “Maria a raínha sanguinária”, ao assumir o poder, destituiu-o do episcopado e, por sua ordem, foi preso, condenado e queimado na fogueira, em Oxford, em 21 de março de 1556.